SEJA BEM VINDO

O Portal Buriti agradece sua visita. Volte Sempre.
Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

COMUNIDADE NOVA ESPERANÇA COMEMORA FESTEJO DE SANTA LUZIA

      O povoado Nova Esperança distante 15 km de Buriti comemorou neste dia 13 de dezembro com celebração de missa pelo Padre Ney, o Festejo Santa Luzia padroeira daquela comunidade.
     Esse festejo, segundo o Sr. Raimundo Ferreira Cardoso (Marreira) coordenador da comunidade, acontece desde 1975 por causa de uma promessa feita por dona Raimunda Alves Ferreira (Raimunda Carrim) sua mãe, quando um de seus filhos sofreu um acidente
caindo de uma mangueira, ficando bastante ferido e a mesma fez promessa à Santa Luzia, alcançando a graça e a partir de então as novenas passaram a acontecer na sua própria residência.
     Hoje, com uma capela com terreno doado para a Igreja da Matriz de Sant'Ana e recentemente reformada com apoio do prefeito Neném Mourão e do ex-vereador César Costa e união de toda a comunidade, esse festejo é comemorado todos os anos e a programação deste ano foi a seguinte:

Dia 09/12 - 16 horas - Caminhada com o Mastro, saindo da casa do Coordenador da Comunidade até a Capela de Santa Luzia.
Participação: São Benedito, São José, Sant'Ana e todos os devotos de Santa Luzia.
Responsáveis: Coordenação da Comunidade Nova Esperança.

Dia 10/12 - Primeira Noite: Participação das comunidades Barra Nova, Sítio Velho, Nazaré, Olho d'Água I, Vila de Fátima, Boca da Mata, Carnaubinha e  Caxingó.

Dia 11/12 - Segunda Noite: Participação das comunidades Saquinho, Bom Jesus e Mangueira.

DIa 12/12 - Terceira Noite: Participação das comunidades Campo Comprido, Mocambinho, Lourdes, Fátima e Santa Helena.

Dia 13/12 - Encerramento do Tríduo
10 horas - Eucaristia
Participação: Olho d'Água II, Quebra Coco, Riacho Seco, Todos os Santos, Barro Branco, Nova Esperança e todos os devotos de Santa Luzia.
A Eucaristia iniciou-se às 10h00m do dia 13 celebrada pelo Padre Ney com a presença de toda a comunidade do setor e de outros municípios mais distante como Mocambinho.
Em destaque Vereador Lauriel, sua esposa Andreia e seu sogro sr. Alvim

      Após a Eucaristia, houve procissão onde todos participaram com muita alegria e devoção e retornaram à capela para ouvirem os agradecimentos e finalizarem o festejo.
      Ao finalizar o festejo com agradecimento a todas as comunidades que contribuiram e participaram, o coordenador da comunidade Marreira fez um agradecimento especial ao sr. prefeito Nenén Mourão e ao ex-vereador César Costa pela contribuição com material de construção para realização da reforma da capela que tanto era nacessária.
      Após, ofereceu almoço a todos os presentes e agradeceu a Deus e ao Padre Ney pela presença e apoio da paróquia de Nossa Senhora Sant'Ana na realização de mais esse festejo no povoado Nova Esperança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário