SEJA BEM VINDO

O Portal Buriti agradece sua visita. Volte Sempre.
Powered By Blogger

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

MARANHÃO - FILHO DO PRESIDENTE DA EMBRATUR FLÁVIO DINO MORRE EM BRASILIA

Flávio Dino abraçado com o filho Marcelo, de 13 anos, durante votação em 2010


Um dos filhos do presidente da Embratur, Flávio Dino, morreu de parada cardíaca nesta terça-feira em Brasília.

Marcelo Dino, de 13 anos, sofreu uma crise de asma na tarde de ontem na escola e teve de ser internado às pressas num hospital.

Não resistiu e veio a falecer hoje . Não há ainda informações mais detalhadas de como tudo aconteceu.

Marcelo chegou a acompanhar o pai em alguns eventos políticos durante as
campanhas de 2008 e 2010. Na foto, ele aparece ao lado de Flávio Dino no colégio onde o comunista vota, no Olho D’Água.

Nesse momento de dor, o blog se solidariza com o presidente da Embratur e sua família.

A doença

A asma (também conhecida como “bronquite”, “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica”) é uma doença crônica que atinge as vias respiratórias tornando-as hipersensíveis e hiperirritáveis. É muito freqüente (ocorre em cerca de 10% da população brasileira) e pode afetar tanto crianças, quanto adultos, mas é mais freqüente nas crianças.

A palavra asma vem do grego “asthma”, que significa “sufocante”, “arquejante”. Esse termo é utilizado desde os primeiros escritos da medicina.

Mais do que uma simples doença, a asma é uma reação das vias aéreas à lesão causada por diversos agentes. A mucosa respiratória, uma vez agredida por um agente (poluição, cigarro etc.) envia um sinal para a medula óssea para que esta produza células especiais de defesa.

A medula interpreta este sinal como se o aparelho respiratório estivesse sendo invadido por parasitas e manda células especiais que provocarão um processo inflamatório nas vias aéreas (brônquios). Esse processo inflamatório é o responsável pelos sintomas de asma (tosse, falta de ar, cansaço, sensação de “aperto” e “chiados” no peito).

Ele ocasiona edema (inchaço) da parede interna dos brônquios e diminuição da luz (orifício) dificultando a passagem do ar. Os músculos que circundam os brônquios ficam hipersensíveis contraindo-se a qualquer estímulo. A contração destes músculos (broncoespasmo) pode acentuar ainda mais a obstrução dos brônquios e levar a pessoa até a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário