SEJA BEM VINDO

O Portal Buriti agradece sua visita. Volte Sempre.
Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

BURITI - PROJETO "CONHECENDO O LUGAR ONDE MORO" É APRESENTADO PELO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ROMILDO JÚNIOR, E TERÁ A PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS ESCOLAS MUNICIPAIS.

O Projeto foi apresentado no último dia 14 no CAP (Centro de Apoio Pedagógico) pelo Secretário de Educação Romildo Júnior e equipe da SEMED  com apoio da Prefeitura Municipal, onde estiveram presentes, Vereadores, Diretores, Professores, Secretário de

Cultura Theo, Representantes dos Sindicatos - SINTASP e SSPM, representante da PM, artesão Guido e comunidade.
O Projeto na verdade, é um concurso que será concorrido entre alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino, com premiações no final pra ambos.
O objetivo consiste em conhecer o “lugar onde moro” através de imagens que retratem os aspectos: ambiental, histórico, econômico e cultural dos Povoados/Ruas/ Avenidas e Bairros (Área Urbana ou Rural) do município de Buriti – MA, onde a escola está localizada e onde o aluno reside.
Criar um banco de dados com as imagens do “lugar onde moro” com a intenção de torna-las pública, assim como, de propiciar para a comunidade (interna e externa) o conhecimento da cidade de Buriti- MA e seus aspectos mais relevantes propostos através dos eixos: ambiental, histórico, econômico e cultural sugeridos no Projeto.
Propiciar aos alunos a construção da identidade ambiental, histórica, econômica e cultural do lugar onde eles moram para que os mesmos valorizem sua região e conheçam o potencial e/ou problema existente na localidade onde os mesmo residem e/ou estudam.
Incentivar a arte da fotografia, selecionar e premiar os melhores trabalhos para apresentação por ocasião do aniversário da cidade de Buriti - MA, dia 06 de dezembro de 2013, no intuito de posteriormente editar um manual para difusão da riqueza cultural sustentável do município nosso município.

 
Serão 4, os eixos temáticos:
I-                EIXO AMBIENTAL

 
Neste eixo serão considerados trabalhos fotográficos com legenda e produção escrita dos aspectos relacionados às belezas naturais da sede/povoados do município de Buriti, que possam ser considerados pontos turísticos, ou que um dia já foram pontos turísticos tais como, paisagens naturais, riachos, córregos, balneários etc.
II-               EIXO HISTÓRICO
 
Neste eixo serão considerados trabalhos fotográficos com legenda e produção escrita dos aspectos históricos da cidade/povoado tais como: cartas, instrumentos musicais, fundação (primeiras casas, biografia dos fundadores, antigos moradores), instrumentos de trabalho, meios de transportes, antigos e modernos, etc.).
III-             EIXO ECONÔMICO
 
Neste eixo serão considerados trabalhos fotográficos com legenda e produção escrita das principais atividades econômicas do município, antigas e atuais, objetivando resgatar e valorizar as atividades econômicas que no passado foram o suporte de sustentabilidade do município, assim como incentivar os jovens a valorizarem o potencial econômico do município nos dias atuais.
IV-             EIXO CULTURAL

Neste eixo serão considerados trabalhos fotográficos com legenda e produção escrita da atividade cultural desenvolvida no povoado ou sede do município, ou seja, expressões artísticas e culturais que nascem do conhecimento, dos costumes e das tradições de um povo, expressa nos seus saberes, fazeres, práticas e artes produzidas pela comunidade e pelos cultores tradicionais, tais como: músicas, cantos, danças, encenações, festas, brincadeiras e artesanatos.
  Vereadora Andréia Costa apoiando o Projeto em nome da Câmara Municipal


Serão considerados critérios para avaliação das fotografias e produção escrita, os seguintes aspectos:
I-                Criatividade: característica do trabalho que é inventivo ou inovador no campo artístico;
II-              Originalidade: característica do que é inédito, do que ainda não foi realizado por outra pessoa;
III-            Beleza e estética: característica do trabalho apresentado na sua melhor forma.

 Serão premiados os três melhores trabalhos de cada eixo temático.

Para fins de premiação, será observado o seguinte critério:
1º lugar nos quatro eixos temáticos, um tablete para o aluno e um notebook para a escola;
2º lugar nos quatro eixos temáticos, uma câmera digital para o aluno e uma caixa amplificada para a escola;
3º lugar nos quatro eixos temáticos, um telefone celular para o aluno e um
 microssistem para a escola.
Os professores das escolas vencedoras, farão jus à premiação de um passeio, a combinar com a Secretaria Municipal de Educação, pela participação e incentivo aos alunos durante a realização do  concurso.
O resultado final deste concurso e a solenidade para entrega dos prêmios será dia 05 de dezembro de 2013.

Os trabalhos, após o julgamento ficarão expostos numa galeria denominada “CONHECENDO O LUGAR ONDE MORO”, aberta à visitação pública no Centro de Apoio Pedagógico Professora Bernadete Cunha- CAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário