A procuradora-geral entre o diretor da Cemar, os prefeitos e a coordenadora do projeto Positivando o IDH |
A procuradora-geral de Justiça, Maria
de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, recebeu na última
segunda-feira, 23, o diretor de Relacionamentos Institucionais da
Cemar, José Jorge Leite Soares, para discutir o problema de
fornecimento de energia elétrica ao município de Centro do Guilherme. A
reunião é consequência da audiência pública do
projeto “Positivando o
Desenvolvimento Humano”, realizada no referido município em 26 de
outubro de 2011, quando a população se queixou da baixa qualidade no
fornecimento de energia. Participaram, também, da reunião os prefeitos
de Centro do Guilherme e de Maranhãozinho.O diretor da Cemar, José Jorge, atendendo à solicitação do Ministério Público apresentou as medidas que a concessionária vem realizando para solucionar o problema. “Estamos apresentando à procuradora-geral de Justiça o plano de investimento em curso, o qual culminará com a implantação do Ponto de Suprimento em Encruzo, permitindo, a partir dele, a expansão da oferta de energia a todos os municípios do entorno dessa subestação incluindo ai Centro do Guilherme”, disse José Jorge.
Questionado por Fátima Travassos sobre
o prazo para a solução do problema, José Jorge disse que a partir de
agosto a Cemar já poderá ofertar energia de qualidade para a região. A
procuradora-geral pediu mais agilidade por parte da Cemar, visto que a
energia é um fator de desenvolvimento e melhoria de qualidade de vida
da população.
“Nas audiências públicas que realizamos
nos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, a população
reclama muito da falta de energia. Em Centro do Guilherme escolas,
hospital, acessibilidade digital funcionam precariamente por falta de
energia. O que nós queremos é melhorar a qualidade de vida da população
e, para isso, é preciso ter energia de qualidade”, enfatizou a
procuradora-geral de Justiça.
PROJETO
Iniciado em outubro de 2011, o projeto “Positivando o Desenvolvimento Humano” já visitou seis municípios maranhenses com IDH baixo da média nacional, conforme constatado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O primeiro momento do Positivando consiste em audiências públicas realizadas para ouvir a população sobre a qualidade de vida, que engloba aspectos como aplicação de políticas públicas, execução de convênios, qualidade nos serviços de energia elétrica, saneamento básico, telefonia, educação, saúde entre outros. Após este momento, são feitas mediações entre gestores públicos e empresas que fornecem serviços na região, a fim de garantir os direitos dos cidadãos dos municípios envolvidos no projeto.
As audiências públicas, também
possibilitam que cidadãos, gestores públicos, autoridades civis e
religiosas e líderes sindicais, analisem juntos as deficiências do
local e o que é necessário fazer para melhorar a qualidade de vida da
população. O projeto também permite aos promotores de Justiça,
responsáveis pelas Comarcas que englobam os municípios visitados, estar
mais próximos do cidadão.
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