SEJA BEM VINDO

O Portal Buriti agradece sua visita. Volte Sempre.
Powered By Blogger

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

REGIÃO - AGRICULTORES CHAPADINHENSES EXIBEM COM ORGULHO SUPER MANDIOCAS

Leguminosas alcançaram tamanhos recordes de crescimento pelo segundo ano consecutivo
Fui procurado esse fim de semana por agricultores da Localidade Cipós, distante 13 km da sede do município de Chapadinha, para registrar imagens de Super Mandiocas que estão sendo colhidas na propriedade do senhor Edmilson Ferreira. A mandioca é usada principalmente na produção de farinha e fécula, popularmente conhecida como "goma".
Antonio Carlos foi quem me procurou. Ele detém de uma residência na mesma localidade e disse que esse é o segundo ano consecutivo em que as leguminosas alcançaram tamanhos recordes de crescimento. Algumas das mandiocas chegam a pesar mais de 25 quilos, cada raiz. Um tamanho jamais visto pelos pequenos agricultores.
Ao centro o Sr. Edmilson, proprietário da área em que estão sendo colhidas as
mandiocas e a direita Antonio Carlos, que procurou nossa equipe de reportagem.
Notem os tamanhos dessas raízes que precisaram de 03 homens para ergue-las 
A propriedade onde estão cultivando as mandiocas tem área total de 200 hectares. Desse total em apenas 01 hectare há o cultivo da leguminosa.
Uma possível explicação para esse “super crescimento” seria a proximidade com uma fazenda de soja, que fica em frente o Aterro Sanitário do município.
A localidade Cipós fica num terreno de nível mais baixo que o da fazenda. A chuva pode está depositando os nutrientes utilizados no cultivo da soja no solo da localidade, massificando assim, a produção.
Na montagem vemos na parte superior o processo manuel de retirada da casca
da mandioca e abaixo, em 02 quadros, mais raízes "super" desenvolvidas
Segundo o senhor Edmilson, além da mandioca outros cultivos também estão alcançando ótimos resultados. O agricultor lembra que estão apenas plantando, sem adicionar nenhum tipo de mineral ou adubo ao solo.
Com risos ele disse esperar que a produtividade continue nesse ritmo por um bom tempo.
Antenor Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário