SEJA BEM VINDO

O Portal Buriti agradece sua visita. Volte Sempre.
Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

BRASIL - DESABAMENTO DE 3 PRÉDIOS NO CENTRO DO RIO DEIXA 3 MORTOS, 6 FERIDOS E 16 DESAPARECIDOS


RIO DE JANEIRO, 26 Jan (Reuters) - Equipes de resgate retiraram três corpos sob os escombros dos três prédios antigos que desabaram no centro do Rio de Janeiro na noite de quarta-feira, e os bombeiros seguiam em busca de até mais 16 desaparecidos após mais de 12 horas de trabalho , informaram autoridades neta quinta-feira. 

Seis pessoas foram resgatadas após o desastre com ferimentos e levadas a dois hospitais da cidade, informou a Secretaria Municipal de Assistência Social, que presta atendimento aos familiares das vítimas da tragédia.

"Continuamos buscando (sobreviventes), a gente sempre trabalha com esta
esperança", disse por telefone o capitão do Corpo de Bombeiros Fabio Taranto, que participa da operação e informou que entre os mortos estão um homem e uma mulher.

Os desabamentos ocorreram pouco antes das 20h30, horário de baixa circulação de pessoas no centro do Rio e de menor movimento nos prédios comerciais. Testemunhas disseram que o expediente já estava encerrado na grande maiorias das empresas em funcionamento nos edifícios quando ocorreu o desabamento.

Maquinas retro-escavadeiras, cães farejadores e equipamentos hidráulicos ajudam os bombeiros na operação de busca e salvamento.

Os edifícios, que tinham 20, 10 e 4 andares, estavam localizado na rua 13 de Maio, ao lado do Theatro Municipal, um dos prédios históricos mais famosos da cidade e que foi restaurado recentemente. No térreo de um dos edifícios funcionava uma agência bancária.

As causas do acidente ainda estavam sendo apuradas, mas um dos edifícios passava por obras em alguns andares. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, que esteve no local durante à noite, falou na possibilidade de dano estrutural.

"Não sabemos a causa, mas o mais provável é que não houve explosão e o mais provável é que houve dano estrutural", afirmou Paes ainda à noite.

Testemunhas disseram que foi possível ouvir estalos nos edifícios antes do desabamento. Em seguida, rebocos começaram a cair na rua e depois os prédios vieram a baixo. Houve pânico, correria e desespero.

Uma densa nuvem de poeira cobriu a região. Carros que estavam estacionados e pedestres ficaram cobertos de poeira e escombros.

"Parecia um terremoto. Primeiro caíram blocos de concreto do prédio. Começaram a cair vários e as pessoas começaram a correr. Depois caiu tudo de um vez", disse a jornalistas uma testemunha que se identificou apenas como Gilberto e que afirmou ter visto o desabamento.

INTERDIÇÕES

Ruas e avenidas perto do local foram interditadas e não há prazo para serem reabertas. Prédios próximos também foram isolados e interditados pela Defesa Civil por precaução.

Uma esquema especial de trânsito foi montado de madrugada para evitar maiores problemas no centro do Rio nesta quinta-feira. "Pedimos à população que não venha de carro para o centro do Rio nesta quinta-feira", disse a presidente da CET-Rio, Cláudia Secin.

Em outubro do ano passado, três pessoas morreram e 17 ficaram feridas após uma explosão provocada por vazamento de gás num restaurante na movimentada área da Praça Tiradentes, também no centro do Rio.

A explosão aconteceu por volta das 7h30 da manhã, enquanto o local ainda estava fechado para o público. Os mortos foram dois funcionários e uma pessoa que passava na rua no momento da explosão.

O desabamento de um outro prédio no centro do Rio, em 2002, matou duas pessoas que estavam hospedadas num hotel que funcionava no local. Autoridades disseram que o incidente provavelmente foi provocado por uma obra feita no local, onde funcionava um restaurante.

Em 1998, o edifício Palace 2, na Barra da Tijuca, desabou parcialmente causando a morte de oito pessoas. O edifício, que era novo e depois foi implodido, havia sido erguido pela construtora Sersan, do ex-deputado Sérgio Naya, e autoridades afirmaram que o desabamento ocorreu devido a uma má execução da obra.

O Rio, que vai sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, está passando por uma série de reformas em diferentes pontos da cidade para preparar sua infraestrutura para os grandes eventos.
No entanto, problemas no transporte público, falta de energia, entre outros serviços, são recorrentes no dia a dia da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário