SEJA BEM VINDO

O Portal Buriti agradece sua visita. Volte Sempre.
Powered By Blogger

quarta-feira, 7 de março de 2012

HOMENAGEM ESPECIAL AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 08 DE MARÇO



O PORTAL BURITI homenageia a todas as mulheres de Buriti, do Maranhão, do Brasil e do mundo e saibam que esse dia é muito especial para todos, e desejo que também a cada dia continuem conquistando seus espaços em todos os sentidos (amoroso, financeiro, político, familiar, religioso e profissional).

No mundo de hoje, apesar de haver ainda muitas discriminações sobre a mulher, temos que ter consciência que elas estão ocupando espaços muito importantes na sociedade, exemplo nítido temos hoje no Maranhão e no Brasil, onde tanto a Governadora do Estado como a Presidenta da República são mulheres.

Falando em políticos, parabéns também aos nossos Deputados e Senadores que assim como em todo o Brasil onde todos os políticos só são vistos por alguns que também têm interesses políticos partidários como ruins,  aprovaram a Lei em que as empresas terão que equiparar o salário dos homens e das mulheres que exercem a mesma função que hoje sofre uma diferença absurda.

Abaixo matéria sobre esse assunto que movimentou Brasília nesta semana:

Está na Constituição: uma empresa não pode discriminar pessoas por raça, etnia, cor da pele, na hora de contratar ou definir salários e bonificações. O mesmo vale para a questão de gênero, isto é, a nossa lei maior proibe a discriminação de homens e mulheres. Apesar disso, ainda hoje é comum casos de empresas que pagam um salário menor para a mulher, mesmo quando ela exerce a mesma função, com as mesmas responsabilidades e experiência do que o homem.

Os dados do último Censo, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), comprovam essa diferença. Segundo o IBGE, em 2010 as mulheres estavam recebendo cerca de 70% do valor do salário que um homem. Na média, o salário da mulher brasileira foi de R$ 983 por mês, enquanto que o dos homens brasileiros foi de R$ 1.392 por mês. A desigualdade entre homens e mulheres se repete em todas as regiões do Brasil. Pior: a diferença aumenta quanto maior for o grau de educação e instrução da vaga: no topo da pirâmide, entre os brasileiros que ganham mais de 20 salários mínimos, 80% são homens.

Segundo o deputado Marçal Filho (PMDB-MS), um dos motivos que essa diferença não diminui é que a Constituição não regulamentou uma pena para os empregadores que descumprirem a lei. Por isso, o deputado apresentou um projeto de lei em 2009 que cria uma multa para empresas que discriminarem mulheres com um salário menor. "A participação das mulheres no mercado de trabalho está crescendo muito, mas elas continuam ganhando menos. Isso só vai mudar se houver sanções efetivas", diz o deputado.

Caso uma empresa ou empregador pague mais para homens do que mulheres, em situações em que elas exercem as mesmas funções, a empresa receberá uma multa, no valor de cinco vezes a diferença não recebida durante todo o período de prestação de serviços. "Será um valor alto o suficiente para intimidar as empresas que fazem essa prática, mas sem ser absurdo ou impagável, baseado nas decisões da Justiça do Trabalho", diz o deputado. A lei não prevê fiscalização por parte do ministério do Trabalho, e só serão multadas empresas que forem denunciadas pelas trabalhadoras. 

Segundo Marçal Filho, o objetivo da lei não é a multa por si só. "É um projeto emblemático, simbólico. O objetivo é educar, mostrar que não pode existir discriminação". Uma lei similar a essa foi aprovada no final de dezembro na Colômbia, e sancionada pelo presidente Juan Manuel Santos.

O projeto de lei já passou pela Câmara dos Deputados, e foi aprovado nesta terça-feira (6) na Comissão de Direitos Humanos do Senado, em votação terminativa - o que significa que não precisará passar pelo Plenário. Agora, a proposta espera apenas a sanção da presidente Dilma Rousseff. "Espero que até o dia internacional da mulher [na próxima quinta-feira, 8 de março], a lei seja sancionada pela presidente Dilma, que é a nossa primeira mulher a ocupar a presidência", diz Marçal Filho.

Portanto, mais uma vez, parabéns por esse dia e leia abaixo três mensagens  em homenagem a todas vocês:




Mulher...

Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar

Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família

Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço

Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...

Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...

Feliz Dia Internacional da Mulher!

A Mulher ideal ...
É aquela que é maravilhosa acima de tudo.
Que pode com um sorriso provocar amor e felicidade.

A Mulher ideal ...
É aquela que é simples por natureza.
Que pode explanar com simples gestos toda a sua feminilidade e grandeza.

A Mulher ideal ...
É aquela que sabe como ninguém entender os sinais do amado antevendo
lhe os movimentos estando sempre ao seu lado.

A Mulher ideal ...
É aquela que não seja perfeita, pois somente Deus o é, mas que busque a
perfeição em todos os seus gestos.

A Mulher ideal ...
É aquela que mostra a sua beleza todos os dias, como no primeiro encontro.
Fazendo dos momentos com o seu amado um eterno reencontro.

A Mulher ideal ...
É aquela que mesmo com o passar dos anos, tenha sempre o sorriso de
menina, pois o enrugar da pele é ínfimo perante a alma feminina.

A Mulher ideal ...
É aquela que se apresenta perante a sociedade como a mais formosa dama.
Mas quando na intimidade partilhe todos os segredos..

Enfim, a Mulher ideal ...
É aquela que mesmo não sendo Deusa, sabe como ninguém trazer um
pedacinho do céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário